CONVERSAS ENTRE A VIDA E A MORTE III

- Ainda não desististe?
- E tu vens sempre não vens?
- Sabes que sim... enquanto precisares de mim.
- Ai meu avô, e agora?
- Estás a perguntar-me a mim? Eu só percebo dos mortos, os vivos já são uma recordação do passado. Mas porque suspiras tanto?
- A vida também te foi difícil?
- Nem imaginas tu o quanto. Mas os tempos eram outros. Como anda a tua avó?
- Está bem. No outro dia pude vê-la a sorrir. Pareceu-me tão bem disposta. Queria tanto abraçá-la mas os computadores ainda não nos permitem fazer isso.
- Ai essas tecnologias... Mas deixa-me dizer-te uma coisa. Dificuldades terás sempre na vida. A todo o momento vais deparar-te com provas, com questões, com dilemas e para todos eles vais ter de começar por respirar fundo. Vais sentir o coração acelerar, mas não te preocupes, é normal. Depois fechas os olhos e tentas perceber o que realmente pensas, como realmente te sentes. Acima de tudo tens de ser verdadeiro contigo mesmo.
- E se eu não achar a verdade meu avô?
- Procura mais fundo, cava mais um pouco. Afinal se tu és tu hás de saber de ti. Ou não?
- Acho que sim. Mas também existe uma coisa chamada a confusão da mente.
- Relaxa. Se não te entenderes já, entender-te-ás daqui a uns tempos. Não podes ser apressado. As coisas têm o seu tempo, tens de aprender a esperar, a ouvir, a sentir.
- E se eu não tiver esse tempo?
- Se não tiveres esse tempo então é porque não era necessário descobrires essa verdade, é porque andavas a procurar a verdade errada. Mas não desanimes, vais encontrar um caminho, agora não te garanto que seja fácil percorrê-lo.

A brisa tocou-lhe a cara, sentiu o vento rodar no seu corpo e despediu-se do seu avô.

- Até mais avozinho!

HÁ DECISÕES QUE PODEM ARRUINAR TODA UMA VIDA

Há um ano atrás uma cigana disse-lhe que haviam decisões que lhe iriam arruinar toda uma vida. Se ele lhe tivesse dado ouvidos...

ERA A MÃE DELE

Encontrei-te na faculdade. Falámos do coração, de algumas banalidades e da morte da mãe dele. E mais tarde comecei a lembrar-me de me ter cruzado com ele por aí e não ter notado diferença alguma no seu comportamento. Será que ele está a reagir bem ou simplesmente não está a reagir? Eu nem consigo pensar na ideia de a minha mãe morrer – bato três vezes na madeira. Eu sei que os tempos modernos estão cada vez mais acelerados, mais centrados num seguir em frente, mas era a mãe dele! Estará a morte a tornar-se numa coisa tão impessoal? Eu sei que ficaste chocada com toda essa história que soubeste apenas uma semana depois porque nem reparaste que algo de mal se passava. Acho que estamos todos é a ficar doidos. Talvez andem a injectar algum produto químico no mundo que nos anda a alterar as cabeças. Será que as pessoas estão cada vez mais a deixar de pensar nas coisas, a deixar de dar importância às coisas. Ou talvez sejamos nós que pensamos demasiado nas coisas. Eu penso demasiado nas coisas e sei que tu também. Talvez o problema seja mesmo nosso... um compendio emocional cheio de racionalidade embutida. Eu sei que fizemos muitos erros no passado mas é com eles que temos aprendido... mas alguns são difíceis de esquecer e até mesmo de nos perdoarmos a nós mesmos. Talvez ele um dia ele se dê ao luxo de exprimir aquilo que sente, pois não é possível não sentir... o difícil é expressar. Eu sempre te disse que não era bom fechares-te a sete chaves, que não era bom sofreres sozinha, mas sou eu quem continua a cair no mesmo erro. Apontar o dedo? Se eu pequei como atirarei a primeira pedra? Mas porra... era a mãe dele!

A DESPEDIDA É UMA TÃO DOCE TRISTEZA

Não sabia que o vento já cruzava para esses lados. Talvez tenha-se encantado pela beleza das aves; talvez pela beleza das ondas; talvez pela simplicidade dos raios de luz. Inventou um mundo e nele foi vivendo cuidando que todos viviam nele. Mas estava a enganar-se a si mesmo. No seu mundo vivia apenas ele, no mundo dos outros viviam apenas os outros, e no mundo dele vivia apenas ele. E depois existia aquele mundo paralelo onde todos viviam juntos. Onde todos julgamos olhar para as mesmas coisas, mas a percepção que cada um tem de cada coisa é única, distinta e pessoal. Cada um vê o que quer ver, retira as informações que quer retirar e chega às conclusões que bem entender. E, afinal, é essa a beleza que faz o mundo girar – as contradições dos olhares, a relação especial que cada um tem pelas coisas. A cacofonia dos sons, os alertas inesperados, os acontecimentos casuais, os ordinários, os extraordinários. Talvez um dia cruzem-se no meio da rua e seja como a primeira vez, talvez nunca mais se encontrem. Talvez o oceano o engula e ele vire um peixe das profundezas. Talvez as aves migrem com o vento que mudou.

Depois existem as mudanças. Todos mudam e eles mudaram. O curso fez com que assim fosse. Era inevitável. Mesmo que não quisessem isso iria acontecer naturalmente. Eles já não são os mesmos, são mais do que os mesmos, são actualizações desses mesmos... e como iriam lidar com isso? Como seria lidar com aquilo que antes não estava lá e agora já faz parte? Mas não, eles não estavam perdidos, sabiam muito bem como se encontrarem. A música que ouviam ainda era a mesma. E as notas ainda saíam dos mesmos lugares. Mas a forma como as ouviam já não eram as mesmas. E cada um foi pintando a vida com outras cores. Será que as cores ainda iriam combinar? Talvez... com um pouco de imaginação. Aliás, como para tudo na vida é preciso um pouco de imaginação.

Naquele lado o brilho da vida era diferente. Habituara-se demasiado àquilo... não ia ser fácil, mas não tinha outro remédio. A despedida é uma tão doce tristeza. E a brisa que corria era tão agradável com todos os cheiros que ela trazia, ia sentir saudades de ser um habitante das terras da luz. Mas sabia que de uma maneira ou outra iria sobreviver. Afinal levava o sol dentro de si e um sorriso no rosto.

* A todos os brasileiros que encheram o meu coração de luz

I'M DANCING AND SINGING IN THE RAIN

Caminhou até à paragem do autocarro. Já eram horas das crianças estarem na cama mas ele ainda andava pelas ruas. Imaginou os pais a deitarem os seus filhos – e ele que não podia ter filhos; mas mesmo assim continuou a andar com um sorriso na cara. Sem se aperceber começou a assobiar e logo de seguida começou a sapatear pela rua fora. Só faltava mesmo a chuva. As pessoas que passavam por si deviam achar que estava louco, mas ele não se importava. O que lhe importava era o facto de não estar a chover e de não existirem candeeiros antigos. E lá ia ele, rua fora até à paragem dançando e cantando sem se preocupar com o mundo à sua volta – na verdade era assim mesmo que ele via o mundo: as pessoas a dançar e a cantar. Chegou à paragem e ainda ficou a bater os pés, mas agora em movimentos mais pequenos.

Durante a viagem imaginou que toda a gente o acompanhava, que toda a gente cantava com grandes sorrisos nos rostos e com grande alegria na alma. Mas na verdade ia tudo quieto, a pensar nas coisas da vida, um rapaz mais à frente ia lendo um livro de poesia, uma senhora ouvia música e um rapazinho ia muito concentrado nos ritmos que fazia com as mãos. Quando se aproximou da paragem ao pé da sua casa levantou-se e puxou o cordel. Caminhou até à porta, inspirou e soltou com um grande sorriso para o motorista – Tenha uma boa noite – e quando desceu as escadas já ia novamente a dançar e a cantar:

- I'm singing in the rain. Just singing in the rain. What a glorious feeling I'm happy again. I'm laughing at clouds so dark up above. The sun's in my heart and I'm ready for love. Let the stormy clouds chase. Everyone from the place come on with the rain. I've a smile on my face. I'll walk down the lane with a happy refrain. Singing, singing in the rain.

Aquela música sempre lhe trouxe boas recordações, ou pelo menos havia construído boas memorias com ela. Mas sem dúvida que aquela música pertencia à Avenida dos Combatentes... com os candeeiros amarelos, os velhos a passear os cães, uma casa colorida, uma amiga e um amor... Estava na porta do seu prédio. Olhou para a rua, mas estava deserta e os candeeiros não eram os mesmo. Suspirou e murmurou baixinho – I’m dancing and singing in the rain – e um ligeiro sorriso abriu no seu rosto.

PRIMEIRO ENCONTRO

Foi há uns anos atrás. Buscávamos alguma coisa? Acho que não. Nós nem gostámos muito um do outro. Ou será que gostamos e não queremos admitir? Não, não gostamos! Tu tinhas ar de pedante e eu de snob. A tua altivez tirava-me do sério. Era de noite e eu tinha acabado de chorar minutos antes, tinha os olhos vermelhos e uma expressão carregada. Caminhaste mais à frente que todos os outros e eu fiquei a admirar a tua figura. Mas nessa noite não era eu que estava apaixonado por ti, era o meu amigo. Ele é que queria que fosses dele. Mas tu não o querias, como nunca quiseste. E isso para ele foi uma facada no peito – mas na semana seguinte já não era por ti que ele estava apaixonado, e na outra semana já era outro e outro. Ele buscava viver o grande amor que todos procuram e nós nem estávamos aí. Nós só queríamos saber de viver mais um dia, de nos divertirmos com as pessoas que nos rodeiam. Tudo o que não queríamos era um relacionamento. Queríamos paz. Cada qual trazia consigo as mágoas do passado e estávamos em período de luto. Irritou-me o facto de não me teres dado atenção e por isso, quando chegámos ao café, sentei-me do teu lado. Tinha de fazer com que reparasses em mim nem que fosse para elevares o meu ego. Mas acho que tiveste a mesma ideia e também te quiseste sentar ao meu lado. Ali estávamos, duas crianças a disputarem a atenção. Nessa altura eu tinha deixado de fumar mas usava uma pulseira da Marlboro que o meu irmão tinha-me dado e foi a partir daí que a conversa começou. Ainda levaste na cabeça por fumares... o que foi ridículo porque mais tarde eu voltara a ser uma chaminé de novo. Eu estava cheio de teorias, ideias e ideias todos trocados e desorganizados, os quais defendia cegamente a pés juntos. Afinal eu era uma criança parva e snob. O meu amigo bem que tentava entrar na conversa mas a nossa conversa não era uma conversa, era uma disputa. Mas essa forma de sermos um com o outro foi o que nos destacou do resto das pessoas. E ao longo dessa noite o sentimento de ódio e desprezo transformava-se em carinho. As pessoas à nossa volta começavam a ser uma mancha esbatida, fosca, embaçada. Não sei se era de sermos muitos à volta de uma mesa pequena mas as nossas pernas insistiam em não se largarem. Ali estavam, colada, passando energia de um corpo para o outro. E quando descemos a rua já não caminhamos afastados mas lado a lado...

A LOIRA E O PORTUGUÊS

Sentaram-se na mesa do canto no café do Paseo, na ala dos fumadores, como era habito. Até chegarem ali a rotina era sempre a mesma, rotina essa pela qual esperavam a semana inteira. Encontravam-se na sala de aula, passavam pela cantina para um cigarro e para comerem qualquer coisa, palmilhavam o campus em direcção à paragem do autocarro, faziam a viagem de regresso que lhes levava em torno de uma hora e dirigiam-se ao café do costume. Na rua fazia um sol abrasador que o vento amenizava com a brisa que corria. E ali ficavam à espera que os outros chegassem. Mas naquele dia mais ninguém apareceu, eram só eles, a loira e o português.

Vinham de mundos diferentes. Ela era paulista e ele lisboeta, mas o curso tinha-os cruzado em Fortaleza, e iria voltar a cruzá-los mais tarde, pelo menos as estrelas indicavam isso. Entre sonhos e desejos ambos estavam destinados a ser viajantes, errantes no mundo, era algo que lhes estava no sangue. O próximo destino seria Lisboa, a cidade branca, onde caminhariam lado a lado entre interrogações e medos do que os esperava. Ambos tinham os corações espalhados pelo mundo.

- E quando partimos fica sempre aquela sensação que deixámos tudo para trás e que não vamos conseguir viver sem... Mas arranjamos sempre estratagemas para o fazer. Afinal fomos destinados a isso, a correr, a chegar e a partir, não podemos fugir a esse destino. Será uma maldição? Será que também fomos amaldiçoados no amor?

Saíram do café e foram até ao supermercado. Era preciso comprar um hidratante para a pele. Descobriram uma marca que, ao invés de dizerem o nome dos cheiros, descreviam os cheiros como desejos. Ambos olharam para o mesmo. Agarraram nele e foram pagar. No rótulo podia ler-se: Desejo de Amar.

STILL HURTING por LAUREN KENNEDY

CATHERINE
Jamie is over and Jamie is gone. Jamie's decided it's time to move on. Jamie has new dreams he's building upon and I'm still hurting. Jamie arrived at the end of the line. Jamie's convinced that the problems are mine. Jamie is probably feeling just fine and I'm still hurting. What about lies, Jamie? What about things that you swore to be true. What about you, Jamie, what about you? Jamie is sure something wonderful died. Jamie decides it's his right to decide. Jamie's got secrets he doesn't confide and I'm still hurting. Go and hide and run away. Run away, run and find something better. Go and ride the sun away. Run away like it's simple. Like it's right...

Jamie enters - He is not wearing a wedding ring. Catherine does not see him. It is five years earlier than the scene in Catherine’s room - Jamie is at the beginning of the relationship, and Catherine, across the stage, is at the end. During this musical interlude, Jamie is prepping for his first date with Catherine.

CATHERINE (continued)
Give me a day, Jamie. Bring back the lies. Hang them back on the wall. Maybe I'd see how you could be. So certain that we had no chance at all. Jamie is over and where can I turn? Covered with scars I did nothing to earn. Maybe there's somewhere a lesson to learn. But that wouldn't change the fact that wouldn't speed the time once the foundation's cracked. And I'm still Hurting.

From: Last Five Years

DE FERIAS EM BUENOS AIRES

Vou estar ausente por duas semanas. Resolvi descer até Buenos Aires para visitar uma grande amiga. Em breve voltarei com coisas novas.

DUAS TATUAGENS

Não foi a primeira nem seria a última vez em que pensou no quão gostaria de ser pai. A hipótese de não o ser não o deixava tranquilo – nem quis entrar na quantidade de crianças que não eram amadas pela quantidade de pais que não as quiseram. A única pergunta que se colocava era se iria ser um bom pai. O que lhe iria dizer quando este ainda nem soubesse falar? E quando este começasse a falar do que falariam? Estaria preparado para as doenças, para as noites mal dormidas, mudanças de fraldas, o primeiro “dói-dói”, as birras, as más educações? E o que faria no dia em que ele lhe pedisse uma coisa extremamente cara? Ou muitas coisas baratas? Como reagiria ao seu primeiro dia de escola? E a atenção que lhe daria nos trabalhos de casa, no acompanhamento dos seus hobbies, dos seus desportos? Iria ele reconhecer o seu amor? Iria gostar dele, ou ele transformar-se-ia no pai tirano quando a muito custo lhe dissesse o primeiro não, lhe desse a primeira palmada? Saberia ele acompanhar o seu crescimento? Tantas eram as ideias que tinha, será que dariam certo? Será que estaria capacitado para lhe dar uma boa educação? E se as coisas não funcionassem? Se ele se revoltasse contra ele? Como se sentiria quando ele fizesse a primeira viagem sozinho... quando ele não estivesse por perto por mais de uma semana... por mais de um mês... por mais de um ano? Aguentaria não saber o que estaria ele a fazer? E quando fosse a altura de ele decidir uma área? Saberia ajudá-lo? Saberia aceitar a sua decisão? E se porventura descobrisse um maço de cigarros como reagiria? Ou droga dentro da mochila? (Não... ele não iria espreitar a sua mochila) Mas se aquilo ficasse deixado por engano à vista? E quando ele começasse a perguntar aquelas coisas mais difíceis de responder? Teria ele o à vontade para lhe explicar? Será que lhe iria contar quando tivesse uma namorada ou namorado? Ou iria esconder-lhe tudo isso? E quando tivesse relações sexuais? O que lhe diria? Dar-lhe-ia conselhos ou entraria em estado nervoso? E se um dia ele quisesse pintar o cabelo? E se a cor fosse vermelho? Roxo? Amarelo? E se ele começasse a falar na ideia de fazer um piercing? E se isso acontecesse aos 14 anos? E se não fosse só um mas vários? E se ele aparecesse já com um feito? E se ele um dia, por acaso, me mostrasse que tinha feito duas tatuagens?...

Deixou de pensar nisso, afinal, ser pai era uma coisa que tinha de esquecer. Será que a sociedade iria mudar antes de ele deixar de ter idade para ser pai? Ele só queria amar esse filho incondicionalmente, respeitá-lo, aceitá-lo como ele fosse, ajudá-lo, encaminhá-lo, ser seu amigo, ser a sua referencia e ser amado por ele. Perante tudo isto o que seriam afinal duas tatuagens?

100... NOTA DO AUTOR

Cheguei à minha centésima postagem e resolvi celebrar criando um outro blog. Este continuará a funcionar do mesmo modo. Mas senti a necessidade de explorar outras temáticas. O seu nome é "Scrap Stuff - Coisas que vou vendo" e será uma exposição de coisas interessantes que vão passando por mim, das minhas coisas favoritas e daquilo que acho interessante. É um blog mais virado para o lado playground.

http://coisasquevouvendo.blogspot.com/

Quero agradecer a todas as pessoas que passam por aqui, que usam parte do seu tempo para ler os cursos que vou escrevendo. Aqui vos espero e aos vossos espaços irei ter.

Pedro Eleutério