AS ESTRELAS OLHAM PARA NÒS

(Este não é o tipo de texto que geralmente coloco aqui. Seria mais adequado ao meu outro blog. Contudo, sei que por aqui chego a mais pessoas.)

Há muito que discuto a minha visão sobre os direitos à liberdade de expressão. No caso concreto à liberdade de ser-se gay. Já sei o que muitos vão dizer... afinal é mesmo isso que está em discussão: Onde está o limite entre a nossa privacidade e a luta por uma causa?

Muitos dizem que a luta já não faz sentido, que os tempos estão a mudar... e eu vejo essas mudanças, mas também tenho vindo a assistir a um retrocesso. Estaremos a dormir para não vermos isso? Que a habituação a uma condição “aceitável” nos está a levar de novo para trás?

A liberdade está em constante mudança, anda para a frente e é ao seu lado que devemos caminhar. Não é fácil, pois não, é muito difícil por vezes... mas se temos força para o fazer o que ainda fazemos parados? Acho que a fase de sermos respeitados já devia ter passado. Devíamos sim estar na fase da normalidade, da não confrontação, de pura e simplesmente podermos ser porque sim, porque o somos.

Talvez o meu passado me tenha trazido nesta direcção. Talvez o ter ouvido “Tu não és meu filho” tenha deixado uma marca profunda. Hoje sei que não só sou respeitado pelo meu pai como compreendido e aceite. E isso é um sentimento que ninguém mais me pode tirar. Privacidade? Eu só queria que todos pudessem sentir isto.

As palavras são muito reduzidas para se poder dizer tudo aquilo que se quer. Mas ainda fico triste quando ouço alguém dizer: “Os meus pais sabem e aceitam, mas eu nem quero que eles me perguntem por namorados que fico constrangido.” Constrangido com o quê, pergunto eu? Tudo começa em nós. Em mim e em ti. Não podemos alterar o mundo se não nos alterarmos primeiro a nós.

É difícil, é complicado, mas temos de começar por algum lado. Afinal as coisas não estão tão diferentes como antigamente. Recomendo vivamente o visionamento do filme “Milk”. Eu sei que as pessoas não mudam por ver um filme e muitos apesar de emocionados com a história vão continuar a defender-se de si mesmos. Nem eu sei se estou certo...

AS ESTRELAS OLHAM PARA NÓS
Através do escuro
Através da noite
Através do medo
Através da luta
Através das tempestades
Através das lágrimas

Apesar dos pés estarem cansados
Apesar da alma estar desgasta
Apesar de nos tentarem mandar abaixo
Apesar de por vezes nos sentirmos sozinhos

Temos de nos unir e lutar juntos
No escuro, no meio da trovoada
Lado a lado, ombro a ombro
Para nos confortarmos uns aos outros

E as estrelas olham para a nossa luta
E as estrelas indicam-nos o caminho
E as estrelas olham para nós
E estamos unidos para viver mais um dia

Quando as estrelas olharem e souberem da nossa história
Quando as estrelas olharem o nosso passado
Dir-nos-ão que teremos um futuro
Quando formos um só debaixo do sol

E apesar de nas nossas mãos ter corrido sangue
E apesar de estarmos cansados
E apesar dos nossos corações estarem a ponto de quebrar
Nunca podemos renunciar a confiança
E lutaremos através da dor
Mas nunca deixaremos de ter esperança
De uma vida honesta e orgulhosa
E é por isso que estaremos juntos
Através das geadas, do granizo e da neve
As estrelas são a nossa redenção

As estrelas olham para nós quando somos abandonados
As estrelas olham para nós no breu da noite
As estrelas olham para nós e iluminam-nos o caminho

Saímos à rua juntos
Saímos como um só
Saímos pela vitória
Saímos até conseguirmos

Eleva-me e segura-me gentilmente
Levanta-me e segura-me bem alto
Através das noites escuras
Vai chegar o dia em que voaremos
E apesar de termos sido rejeitados
E apesar de termos sido postos de lado
Vamos encontrar um novo amanhã
Onde poderemos finalmente descansar
E aí vamos levantar-nos com orgulho
E nunca mais estaremos sós
E poderemos regressar
Para as nossas casas

As estrelas olham para nós e vêem o seu reflexo
As estrelas olham para nós e vêem luz
As estrelas olharão para nós e verão justiça
E o que está certo

As estelas olham para nós e vêem a luta
As estrelas olham para nós e vêem a dor
Mas as estrelas vão guiar-nos para onde a luz brilha outra vez
Quando formos um só debaixo do sol
Um só debaixo do sol
Todos juntos

Quando formos um só todos juntos
Quando formos um só a lutar pela vitória
Quando formos um só até ao fim

6 comentários:

João Roque disse...

Este teu texto e o poema deviam ser obrigatórios de ler, não só por nós, homossexuais, para que compreendamos que falta muito para sermos vistos pela sociedade(família incluída)como gente normal, e por toda essa sociedade para os fazer compreender que apenas queremos ser iguais a eles próprios nos direitos e não só nos deveres.
Abraço.

Daniel C.da Silva disse...

Muito bom, mas por vezes não é necessario ter de se dizer o que se é... ;)

paulo disse...

parabéns, Pedro! texto e poema soberbos!

Jose Pedras disse...

tu ja estas habituado a que não concorde contigo por isso não te zangas comigo mas como dizem aqui os espanholitos, é tudo uma "chorrada". O problema das lutas por causas é que há sempre dois lados e por ser uma luta alguém perde! A única coisa em causa é que cada um se aceite e deixe de se preocupar com os outros. Não peço a ninguém que me aceite mas também não dou espaço a que interfiram no meu ser. Lembras-te da música de uma nossa rainha da canção nada assumida?
"quem vier por bem, venha venha também"
Uma colega da minha mãe disse lhe uma vez que ficou com uma visão diferente dos gays porque soube que eu era e namorava com o Zé há cinco anos. Eu estava-me a borrifar para o que ela pensava e tanto me faz que tenha uma melhor opinão dos gays ou não. Bom pra ela! Mas o certo é que isso acontece por eu não andar de bandeirinha na mão! Aliás até acho o comentário bastante infeliz porque se eu fosse uma bichona louca já tinha uma opinião desfavorável. E se fosse bichona louca era menos pessoa por isso? Tornava a minha orientação sexual uma bandeira da orientação do resto das pessoas? A orientação sexual não tem sequer de ser posta em causa e para isso não pode ser defendida nem com orgulhos nem carnavais. ISto não quer dizer que não goste do Gay Pride!!!! Adoro! tem gajos giros, montes de animação e etc, mas Pride? em quê? ser gay? Ah sim tenho claro, tanto como em ter 34 anos, ter a cabeça entre os ombros e poder acordar todos os dias!
O problema é que são os próprios gays que dão demasiada importância ao assunto. Querem mudar as mentalidades? Que tal começarmos pelas nossas?

Pedro Eleutério disse...

Pinguim,
pois é, ainda temos muito trabalho pela frente. Mas cabe a nós a decisão de querer ser "normais".

Daniel,
mas também não é necessário mentir...

Paulo,
obrigado

José,
sim habituei-me a isso. Mas nem em tudo se ganha e perde. O que perdem os outros se nós nos casamos? O que perdem os outros se nós adoptamos? O que perdem os outros se nós andamos de mão dada na rua? Em relação à Pride é outro assunto... também tenho uma opinião, mas não é para hoje... Mas tens razão numa coisa, temos de começar por mudar as nossas mentalidades. Aceitarmos aquilo do qual gostamos, não ter medo disso, não mentir, sorrir e ser feliz.

Um abraço grande a todos.

Zélia Seabra disse...

Eleutério... tenho imensa estima por ti mas este comentário (perdoa a ousadia...) é para o José Pedras.
Não sei quem é, não o conheço pessoalmente mas concordo por inteiro com aquilo que diz e ainda acrescentaria algo mas (como diz o boss " ...não é para hoje..."). Prometo voltar e acabar o comentário...
Penso tantas vezes, porque luto contra a discriminação(de qualquer ordem), a injustiça, etc, se os pretensos alvos, são os primeiros a aumentar o "abismo" e a "gritar-me": "tu não podes falar... tu não podes fazer... tu não podes opinar... tu não sabes... porque não és...X, Y ou Z"???
Será que vale mesmo a pena?!
Se o nosso estimado Pessoa ainda se levantasse daquela mesa n' " A Brasileira" e se passeasse pelas ruas de Lisboa, certamente que seria uma das discussões que com ele teria: afinal...vale MESMO sempre a pena...?
Penso que a resposta já ele a deu e, nas nossas discussões, repetir-me-ia sempre "...SE a alma não é pequena."
Beijo