HÁ DIAS...

Podes ficar doente a vida inteira. Aliás, tens tantos dias para ficar doente. Mas ficas sempre doente naqueles dias em que não precisavas, em que não querias, em que não podias, em que era desnecessário. Talvez sejamos nós que nos adoecemos a nós mesmos. Talvez seja esta vontade de não ir embora que me tenha feito pegar esta gripe de última hora. Uma gripe que me diz para ficar na cama, para não sair de casa, para não sair do pais. Fica! – grita a gripe desesperada. “Há dias em que não cabes na pele com que andas”.

E como se não bastasse a gripe, começam os problemas das compras de última hora, para as quais não tenho a mínima paciência, muito menos gripado, as malas por fazer... será que cabe tudo? O que vou deixar para trás! E pergunto-me sempre com o que irão implicar as mulheres do aeroporto, sim, porque a mim calham-me sempre mulheres e nunca as simpáticas. Passo o dia a morrer de calor e a suar por todos os poros, confundo os suores frios com os suores naturais desta temperatura. Corro de um lado para o outro para ver se o meu corpo anima, canto, cantar é bom, revitaliza a alma. O meu nariz parece uma torneira. A voz sai nasalada, ainda bem que canto só para mim! Passo o dia a beber água e sucos e ora tenho fome ora não tenho. E falta cá a mãe para os tempos de doença... ela sabe sempre o que fazer. “Há dias em que não cabes na pele com que andas”.

Começo a pensar em tudo ao mesmo tempo e acabo por não pensar em nada. Tento não fumar para ver se isto melhora. Mas sempre que o nariz se mostra mais limpinho e a garganta afinada lá vai mais um cigarro. Olho a água da beira mar e canto para mim:

É mar, é sol, é o fim do caminho
Perdido neste olhar, fico um pouco sozinho
Foram horas de riso, horas de prazer
Conversas, histórias, para não esquecer
Goiaba, graviola, abacaxi, açaí
Uma água de coco, p’ra beber por aí

Vivi de tudo um pouco, e de tudo aprendi
Alegria, dor, sempre cantando feliz
Faz um vento ventado na beira-mar
Sempre vozes gritando: você quer comprar!
É a chuva chovendo, numa noite estrelada
Relembro as memórias da vida passada

Café, cigarro, uma mesa, um bar
É conversa que vem, é conversa que vai
É amor, é paixão, é saudade e então?
Vai ficar mais um marco no meu coração!

*ao som de "Águas de Março"

3 comentários:

Unknown disse...

Felizes dos que têm memórias para continuar a vida.....
amo-te muito

Anónimo disse...

Eu tô chorando, sem nem saber ao certo que motivos tenho. Eu sei que vou te ver logo.. eu sei que vamos ter em breve, vários desses momentos.. mas saber que vc não tá aqui, agora passadas as primeiras duas horas... é estranho.
Sentimento estranho demais.
.. e dos meus olhos saem as águas da saudade..(vem do coração)
Te amo.
Ps.: queria ter dito isso mais vezes... Te Amo, tá?

Marco Fav disse...

As melhoras, pois não há sintoma pior do que cantar (eu falo por mim)! As melhoras da gripe também! LOL