O ÚLTIMO DIA

Preparo a casa para a grande noite. Como se esta não fosse apenas mais uma noite. Devia começar a celebrar as passagens dos meses, das semanas ou mesmo dos dias. Mas é agora ou nunca, a contagem já começou... e que ano. Como conseguem caber tantas coisas num espaço tão pequeno? Afinal o que é um ano numa vida, o que é uma vida no meio de tantas outras, o que somos todos nós no meio do universo? Uma migalha! Mas uma migalha que nos dá tantas dores de cabeça.

Deixei de acreditar em Deus mas ainda ontem à noite lhe pedi que curasse a minha gata. Não sei porque o fiz, as palavras saíram-me da boca, como uma necessidade compulsiva de que exista algo maior que nos dê uma mãozinha quando precisamos. Não, não voltei a acreditar em Deus. Quero sim acreditar nas pessoas. E espero que quem tenha receitado os comprimidos tenha feito a escolha certa.

Antigamente agradecia-se a Deus à hora do jantar por mais um dia que tinha passado, por podermos ter mais uma refeição à mesa e por continuarmos todos juntos. O acto em si era bonito, mas havia qualquer coisa de errado nas palavras. Desvalorizava-se o esforço de todos nós para que viver fosse possível. A partir de hoje vou agradecer todos os dias às pessoas que me rodeiam, por sorrirem para mim, por chorarem no meu ombro, por eu chorar no deles, por se preocuparem comigo, pelo amor que me dão, por se esforçarem todos os dias por serem melhores pessoas, por darem tudo para que viver seja um momento feliz.

A todos os que me acompanharam na jornada que foi este ano um muito obrigado. Todos juntos fazemos a diferença. Todos juntos somos melhores, somos especiais, somos uns dos outros.

P.S.: Desculpa lá Deus qualquer coisinha! Mas ficas convidado a juntar-te a nós. Onde comem dez come mais um. Ah... e não te esqueças da gata!

9 comentários:

peter_pina disse...

acompanhar-te-ei por mais uma jornada! concerteza!

pp

paulo disse...

mais uma noite, simbolicamente importante, como todos os fins e todos os inícios. e deus tem de existir! mais não seja para curar todos os gatos! deus tem de ser um gato!

boas entradas em 2009! e melhor continuação!

abraços nossos

Pedro Eleutério disse...

Pedrinho,
vamos lá ver o que acontece desta vez.

Paulo e Zé,
Um Bom Ano 2009 em grande para vocês.

Anónimo disse...

Foi bom...muito bom...grande noite...boas companhias e adorei ouvir este post ao vivo e a cores...o momento comovente mais sonante da noite...o mal é k o pessoal ja tinha uns copos a menos:P e nao te deixava falar...ahahahahah...beijao grande e foi um prazer enorme...mas daqueles bem grandes...te conhecer...

Pedro Eleutério disse...

Claudia,

foi também um prazer conhecer-te. Afinal família é família! Pois, foi pena estarmos um pouco bebidos, mas também aquele momento não foi programado.

Um beijo enorme para ti

João Roque disse...

Um bom começo de ano bloguista, sem sombra de dúvida, com a redução de Deus à simples condição de "mais um" e à elevação do ser humano afectivo ao topo da hierarquização da felicidade...
Ah, e já me esquecia, as melhoras da tua gatinha.
Abração grande.

Pedro Eleutério disse...

Querido Pinguim,
um excelente ano para ti com tudo de bom. E às vezes é preciso acreditar nas pessoas! A gatinha vai melhorando.

Jose Pedras disse...

Não acreditas em Deus mas há algo em ti que ainda te coloca a questão. Mais vale prevenir e ter alguma atenção não? É claro que a Igreja matou Deus há muito tempo, mesmo antes de Nietzsche. Mas ele realmente não morreu, tomou foi a sua forma original. Qual é? Acho que mesmo apesar de "não acreditares" sabes perfeitamente qual é. :)

Pedro Eleutério disse...

Zé,

sabes bem que acredito em algo... mas nada tão taxativo como Deus. E, já agora, a minha gata está melhor!