CRÓNICAS DE UM PORTUGUÊS

Ao cruzar o oceano deparo-me com um novo mundo, um novo olhar sobre os modos, a cultura e a arte. E, apesar da mesma língua, tudo parece distante, apartado da minha própria cultura. Europeu, aqui, me chamam. Mas mais não sou que um habitante da cauda da Europa. E esta é agora a minha nova vida. Tento apreciar o que me rodeia, não ficando contente com o vejo. Fico pasmado com a massificada construção de torres que almejam tocar o céu, com a abdicação da perfeição para alcançar a quantidade... e a história? Onde fica, para onde foi? As vossas memórias não são mais do que um álbum de retratos antigo, a preto e branco, a escamar nas pontas. É urgente a intervenção na narrativa dos antepassados. Abdicar do novo design para restaurar o velho, arranjá-lo, redesenhá-lo, reinventá-lo. E a tudo isto chamo criação, invenção, inovação. Nós somos feitos de história e um dia desejaremos que ela não seja esquecida.

5 comentários:

Unknown disse...

sim. as pessoas em fortaleza (claro que é exceções) gostam muito de olhar pra frente e esquecem de olhar pra trás e pros lados. não só com relação à história da cidade, mas com relação às próprias vidas. dão passos maiores que as pernas...

Anónimo disse...

É uma realidade que caracteriza os países em desenvolvimento, nomeadamente esse onde te encontras. Infelizmente é assim. Pensa-se ser uma forma de aproximação aos luxos dos países desenvolvidos, querer chegar onde os outros já estão.
Apagando o passado, derrubando a História em favor de vidros, torres, centros comerciais... que nos fazem sentir mais desenvolvidos. Mas não somos.
Querendo ser superiores, no fundo, não passamos de visíveis sindromes de inferioridade.

ÁguaDiCoco disse...

sem dúvida, o maior choque visual que se tem à chegada....e "cadê o planejamento urbano"?
beijos e checa o email sr burguês e rebelde! :)

Unknown disse...

ficou bom, hein, o layout! :D

AEnima disse...

ola!!

Hoje deu-me para vir visitar o teu estamine... mas ainda nem li nada, porque fiquei fascinada com as fotos que tens! Tu vives num paraiso!!! Que lindo... parece tudo tao puro... windsurf, um mar de sonho... ohhhh... arranja ai um empreguinho para mim que eu voo ja daqui! Beijoca! (Olha, acabou-se o meu tempo de "lazer", venho ler-te noutro dia que agora tenho que continuar a trabalhar.)