MEIO CORPO

- Isto faz parte da minha imaginação?
- Porque haveria de fazer parte da tua imaginação? – perguntou-lhe o miúdo das estrelas.
- E porque não haveria? Afinal, encontrei-te no outro mundo...
- Que é o mesmo que o teu.
- Sim, já me tinhas tentado convencer com essa ideia.
- E não te convenci?
- Em parte. Mas quem disse que eu não posso agarrar em ti e alterar os códigos da percepção?
- Os teus códigos queres tu dizer?
- Sim, os meus códigos. Neste mundo tu és o miúdo das estrelas. Mas fui eu que te imaginei assim, pois nesse dia estava a acender estrelas. E se tivesse estado a dar uma nova cor à lua? Não passarias a ser o miúdo da Lua?
- Mas a verdade é que estiveste a acender estrelas.
- E isso fez-me criar uma imagem de ti. Mas serás essa imagem?
- Para ti sim. Par outra pessoa serei outra coisa. Aquilo que ela imaginar. Mas isso não tem de ser pejorativo. Eu também tenho uma imagem de ti. Corresponderás efectivamente a ela? Provavelmente não. Ninguém é transparente o suficiente. Nem tu nem eu. E que importância tem? As relações entre as pessoas nascem do que elas oferecem umas às outras. Evoluem do conhecimento que se vai adquirindo sobre elas. E, muitas vezes, esse conhecimento poderá mudar a tua percepção. As pessoas mudam, a tua percepção delas também. Por exemplo: estamos os dois, aqui, sentados nestas rochas. Estamos a uma distancia de meio corpo. Para mim, isto é uma distancia aceitável e, para ti, pode ser intimidade a mais. Daqui a um mês, se voltarmos a estar juntos, sentados nestas rochas, o que representará esta distancia para nós? E daqui a um ano? Pergunto-te então: levar-te-á a algum lado não me veres como o miúdo das estrelas?

1 comentário:

where you hide disse...

Antes de mais, obrigado pelo teu comentário ao meu blog, já estava a precisar de alguém positivo por lá...
Alguém que o compreendesse talvez.
E muitos parabéns por este texto e pelo teu blog em geral. Muito bem. Espero que um dia tenhas disponibilidade para veres o meu outro blog sobre prosa, poesia e sentimento : http://where-you-hide.blogspot.com
até uma próxima!