QUIROMANCIA

Levantou-se tarde, mal sabia ele que, naquele dia, iria ter uma experiência nunca antes vivida. Tinha combinado ir tomar um café aos Pastéis de Belém. Há algum tempo que não passava por aqueles lados. Parou o carro perto dos jardins. Ao atravessá-los foi interceptado por uma cigana.

- Rapaz. Não queres que te leia as mãos?

Nunca até então tinha tomado atenção àquelas senhoras que por ali andavam. Sempre que passava por elas acelerava o seu passo para não ser incomodado. Como tinha o hábito de chegar mais cedo aos encontros, resolveu experimentar. Depois de terem feito o acordo monetário, ela aproximou as suas mãos das dele e examinou-as com delicada atenção. Houve um período de tempo silencioso que o incomodou. Mas rapidamente a cigana começara a falar.

- És um rapaz bastante perceptivo, analisas criteriosamente e compreendes as coisas de uma forma mais universal. Procuras as raízes de tudo, não te deixas ficar pelo que é superficial. Tens uma natureza profunda e espiritualizada. Dedicas-te aos estudos da humanidade, da religião, da filosofia e da literatura. Vejo aqui que o teu senso de julgamento está bem desenvolvido. Aprecias a justiça e a verdade. Mas sabes que isso te assusta.
- Isso está tudo nas minhas mãos?
- Isto é só o começo. Perguntas-te como umas mãos tão feias podem dizer tanto?
- Eu não tenho as mãos feias.
- Se não roesses as unhas eram mais bonitas!
- Não estou a gostar.

A cigana riu-se. Tocou-lhe na cara, virando-a para ambos os lados...

- Não tenhas medo. És um rapaz bonito, mas os teus olhos estão cansados. Apesar do teu aspecto forte, escondes muitas fraquezas aos desatentos.
- Não me estava a ler as mãos?
- Que impaciência. Até parece que estás atrasado.
- Por acaso não estou.
- Eu sei que não estás. PERFECCIONISMO – gritou – ordem, qualidade. É assim que gostas de fazer as coisas. Tens uma alma solitária. Gostas de estar só e aprecias a tua própria companhia. Contudo, não consegues viver sem os outros. És narcisista e egocêntrico. Não te entregas a ninguém de mão beijada. Conquistas os outros pelo prazer de seduzir. Tens de alimentar o ego, infelizmente, não te preocupas com os sentimentos dos outros. E isso pode causar o afastamento de pessoas que te poderiam fazer muito feliz.
- Olhe lá, se era para me enxovalhar mais valia não dizer nada.
- Egocêntrico. Eu, eu, eu. Eu não estou aqui para te enxovalhar. Eu estou aqui para ler as tuas mãos. E tu não estás a prestar atenção. Tens de ter paciência. Tens uma boa alma e nunca te deves esquecer disso. Apesar de virares tudo para ti, sabes ser um bom amigo, um bom companheiro. Eu disse-te que tinhas de prestar mais atenção. Está atento! Abre os olhos! E agora vamos ver o que mais têm as tuas mãos para dizer. Aqui está uma coisa interessante. Ouve. Tens uma tendência nata para baseares os teus relacionamentos em diálogo e companheirismo. Mas não consegues parar por aí no amor. Quando amas precisar de culminar toda a sedução, todas as palavras, todos os sentimentos no carnal. E isso eu não precisava de ler as tuas mãos.
- Está a gozar comigo?
- Rapazinho tolo. Ouve aqueles que sabem do que falam. Tu és pedra dura!
- Sou carneiro.
- Como se eu já não soubesse. Mas continuando que eu não tenho a vida toda para ti. De ano para ano, vejo que te tens soltado mais, tens-te tornado mais jovial, espontâneo e liberal. Procuras por aventuras e novidades. Vais partir em breve.
- Como sabe?
- Ainda continuas com perguntas estúpidas?
- Tenho curiosidade!
- Eu sei. Passando à frente... Sempre te rodeaste de amizades mais velhas que tu, ou pelo menos, mais amadurecidas. Não te assustes se, na velhice, procurares aproximar-te dos mais novos. E só aí vais viver a verdadeira adolescência e juventude que agora vives de forma tão séria. Apesar de tudo ainda és muito emotivo. Deixas-te levar e esqueces-te da razão. E isto que te vou dizer não vem nas tuas mãos. Mas vais ter de começar a aprender a pedir desculpa.
- Mas se isso não vem nas mãos...
- É só uma conclusão que retiro do que leio. Mas isso já é contigo meu rapaz. Voltando ao teu lado emotivo. É comum empolgares-te facilmente com as coisas. Idealizas tudo e todos, desenvolves projectos, a maior parte que não vais realizar, deixas-te levar pelas coisas e sabes perfeitamente que isso te obriga a apanhares grandes decepções. Mas é assim que vives as coisas e de outro modo não o poderia ser. Porém, deixa que te diga, tu ainda não te definiste na vida, ainda não tens uma meta, apenas pontos de partida. E esses, sim, tens muitos. Apresentas uma boa memoria, uma excelente concentração, muito ligado às coisas físicas, concretas palpáveis e visuais. Mas apesar da tua natureza livre, decides-te, muitas vezes, por caminhos que te impõem limites para a tua expansão. Dessa forma, deixas de desenvolver, por vezes, a tua habilidade nata que reside nas artes. Mas como te disse, tu ainda não te definiste na vida. Não consegues deixar de amar. Toma cuidado. Por vezes temos de impor barreiras no amor. Há decisões que podem arruinar toda uma vida. Alguns acidentes subtraíram, ou subtraem alguma da tua alegria, mas isso foi, ou será, passageiro. Longa vida e boa viagem. Até outro dia meu rapaz.

E a cigana afastou-se por entre as árvores.

1 comentário:

Thinker disse...

Simplesmente Genial! Sempre encontrei um fascínio especial por tudo que vibra, já tive experiências místicas na minha vida, mas nunca usei de recorrer a qualquer dos universos dos mestres, ao ler este teu post ainda fiquei com mais vontade de me desafiar. Parabéns amigo :) *****